Ajude o seu cliente a ajudar você

Solidifique a parceria com o seu cliente e o ajude a ajudar você. Na maioria das vezes, o cliente sabe o que deseja, no entanto, ele pode não saber como expressar esse desejo. Há pessoas que arquitetam o plano na cabeça, idealizam, montam esquemas e estruturas definidas, mas na hora de explicar esses detalhes para quem prestará o serviço, a informação sai truncada, gera dúvidas no contratante e muitas vezes perda de tempo na troca constante de mensagens até que haja um entendimento final entre ambas as partes.

 

Como dica, você pode criar um questionário para identificar os pontos-chave do projeto que seu cliente quer que você execute. Por exemplo, se o cliente deseja a criação de uma legenda para o lançamento de um produto da sua empresa, elabore um questionário simples, mas objetivo sobre todos os pontos relevantes do projeto. Haja vista que as pessoas optam por não abrir anexos, você pode incluir as perguntas no próprio corpo do e-mail.

 

Faça um checklist

 

 

Elabore um questionário que contenha detalhes sobre o projeto. Esse procedimento evita que tenha que fazer perguntas constantes ao cliente sobre dúvidas que possam surgir no decorrer do trabalho e que possam afetar a sua produtividade e até o prazo de entrega. Portanto, no seu questionário inclua:

 

1) Dados do cliente

Procure obter o máximo de informação possível para a criação de um banco de dados para contato futuro. Obtenha: nome da empresa, endereço, CNPJ, nome, telefone e e-mail da pessoa de contato e demais dados que julgar necessários.

 

2) Detalhamento do projeto:

– tipo de projeto: tradução, versão, transcrição, legenda, revisão, audiodescrição, etc.;
– público-alvo, ou seja, para quem se destina o projeto final, por exemplo, vídeo para crianças, roteiro de visita guiada para pessoas com deficiência, trabalho de conclusão de alunos de mestrado, manual de consulta de um equipamento para o departamento médico, etc;
– idioma do texto ou do vídeo original;
– idioma para o qual o projeto será traduzido;
– formatação do arquivo original (PDF, Word, Excel, MP3, MP4, AVI, etc.);
– há tabelas, gráficos, figuras, por exemplo, que deverão ser traduzidos?
– o cliente disponibilizará o arquivo original desses materiais ou você terá que desenvolvê-los?
– há placas ou letreiros que aparecem no vídeo e que deverão ser incluídos no projeto?
– quais as restrições de vocabulário?
– qual é o grau de formalidade ou informalidade?
– no caso da revisão, ela será apenas gramatical ou incluirá o cotejo e a conferência de terminologias?

Nota:

Todo o tipo de questionamento que poderá ser relevante na execução do projeto deverá ser feito.

 

3) Entrega do projeto

Pergunte se o projeto será entregue no mesmo formato do original. No caso de vídeo, verifique se a legenda deverá inserida de forma final/queimada ou em arquivo separado, e quem qual formato, por exemplo, MP3, MP4, AVI, etc.

Qual será a forma de entrega: por e-mail, em pen drive, disponibilizado em alguma plataforma online de fácil acesso pelo cliente?

Nota:

Cuidado com o fuso horário quando estiver lidando com clientes do exterior. Certifique-se quanto à data e à hora de entrega do projeto ao solicitante.

 

Estenda a mão ao seu cliente

 

 

Procure com esse breve questionário obter todas as informações possíveis antes de iniciar o projeto. Sobretudo, pense nas dúvidas que o seu cliente poderá ter em relação à execução do trabalho e o ajude a saná-las. Com certeza, esse procedimento trará benefícios a ambas as partes, pois otimizará tempo e custo.

 

Não tenha receio de perguntar e de solicitar ao cliente dados complementares para a realização do trabalho. Lembre-se de que o cliente é o seu parceiro e que ambos querem o mesmo resultado, ou seja, um trabalho de qualidade, coeso e valorizado pelo público-alvo. Portanto, inclua todos os questionamentos que darão o subsídio necessário para que você possa desenvolver um trabalho que atenda às necessidades do cliente e que faça com que ele o contate novamente para futuros projetos.

3 thoughts to “Ajude o seu cliente a ajudar você”

    1. Oi, Renata.
      Desculpe o atraso na resposta. A configuração do site estava incorreta e só vi a publicação hoje. Que legal!
      Obrigada.
      Abraços.

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