Ética nas redes sociais

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A palavra e o conceito de ética estão presentes em todos os veículos de comunicação para que as pessoas se conscientizem da importância da cidadania e da responsabilidade social. Mas o que é ser ético? É ser íntegro, honesto, correto e justo, respeitando as diversidades existentes, sejam elas étnicas, culturais, políticas ou religiosas.

Na minha opinião, acrescentaria o bom-senso como parte integrante da ética que, por sinal, deveria ser posta em prática todos os dias, principalmente nas redes sociais onde há inúmeras postagens que acabam gerando discussões e conflitos acalorados, simplesmente por divergências de opiniões.

Para que você consiga entender melhor, vamos nos aprofundar um pouquinho mais no assunto. Veja, se você compartilha algo em um grupo é porque você quer que as pessoas deem opinião sobre aquilo que você postou, seja por meio de emoticons ou por comentários. Algumas concordarão com sua publicação, mas outras terão opiniões opostas.

Feedback positivo é bom e quem não gosta de recebê-lo, não é mesmo? Mas e quando as opiniões sobre o que você postou resultam em efeito contrário? É aí que mora o perigo porque certamente haverá discussões. Se essas discussões forem mantidas emocionalmente equilibradas, mesmo não havendo consenso sobre o assunto em questão, no fim todos saem flutuando tocando harpinhas.

Mas quando há ausência de equilíbrio emocional e ética por parte dos envolvidos, os anjinhos do paraíso viram guerreiros medievais e o resultado são críticas destrutivas, espalhadas pelo campo de batalha virtual.

Quando as pessoas estão expostas a um nível de estresse muito elevado, muitas vezes, elas não se colocam no lugar do outro. Elas não procuram entender o motivo de uma postagem, de uma determinada pergunta ou de um comentário. Se algo diverge do que pensam, a crítica é imediata. Mas antes de criticar é necessário compreender todo o cenário.

Os que possuem equilíbrio emocional e ética lerão o post e se não concordarem com o que foi publicado argumentarão de forma concisa e educada, respeitando o colega. Se não chegarem a um acordo mútuo, encerrarão a discussão e ponto final. Outros, porém, deixarão que conflitos emocionais venham à tona querendo, às vezes, impor sua opinião goela abaixo da outra pessoa, alegando ter mais anos de experiência, ser mais inteligente, ter mais maturidade, ter mais estudo… em uma atitude agressiva e antiética.

Outro fato muito comum em redes sociais é a publicação de projetos de colegas atrelados a comentários negativos, à menção de erros, etc. Esse é um tipo de postura antiética.  Mesmo argumentando que a intenção era mostrar “o que deveria ser evitado”, o efeito borboleta pode causar uma reação adversa.

Quem gostaria de ver seu trabalho sendo mal avaliado publicamente? O projeto do colega pode até conter falhas, mas criticá-lo em uma rede social mostra ausência de ética profissional. Por isso, um dos princípios da ética é saber ouvir, entender e compreender os outros. E se tiver alguma crítica, faça-a em particular e não na frente de terceiros, expondo a pessoa. Temos conhecimentos, percepções e entendimentos diferentes sobre um mesmo assunto, mas isso não nos diminui frente a outros colegas.

O relacionamento interpessoal não é fácil, pois estamos lidando com sentimentos. Mas saber conviver socialmente é um aprendizado, um exercício de flexibilidade, resiliência, compreensão e respeito. E o autoconhecimento tem aqui um papel fundamental. Quando você conhece seus limites e sabe até que ponto pode continuar em uma discussão, sem ser lançado em órbita feito um foguete, já é um aspecto positivo. Analise seus impulsos, veja o que o incomoda, busque a fundo o motivo de não conseguir argumentar de forma racional, sem deixar que as emoções aflorem e gerem conflito desnecessário.

É difícil mudar nossa postura de uma hora para outra. Mas temos que começar, temos que dar o primeiro passo. O importante é tomar a iniciativa e agir dentro do que é correto, justo e, principalmente, com bom-senso.

Uma frase de Lao-Tsé que expressa bem o objetivo deste post: “Uma longa viagem começa com um único passo”. Dê o seu!

Por Ligia Ribeiro

 

 

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