Planejamento suas metas

planejamento suas metas

Pensei em como seria meu primeiro artigo de 2017, onde todos estão reiniciando seus projetos ou até mesmo tirando férias. Sim, tradutores tiram férias, mas poucos são os que conseguem se desligar de tudo e curtir um momento de tranquilidade. Acredito que todos fiquem, como diria um amigo, antenados, plugados e todos os “ados” possíveis. Nunca se sabe quando um projeto novo pode aparecer a qualquer minuto.

Um assunto interessante e que dá margens a concordâncias e controvérsias é o planejamento. Não é uma cartilha, mas sugestões nas quais acredito, visto que eu mesma já as testei. Claro que há muito mais e, se fosse estender, escreveria até um livro sobre o assunto. Porém a intenção é só mencionar umas poucas, mas relevantes etapas para começar a se programar para um ano melhor e mais produtivo.

1. METAS MENSURÁVEIS

Agora que estamos no início do ano, reserve uma hora e pense no que gostaria de realizar, onde gostaria de chegar. Escreva uma lista, pode ser em papel mesmo. A intenção é relaxar e visualizar o que se quer atingir, sem interferências nesse processo de introspecção. Esse momento é só seu. Especifique as etapas que você vai seguir, ou seja, do que você realmente precisa para realizar o que colocou em sua lista.

Ao estabelecer as metas procure ser o mais realista possível. Trace metas mensuráveis que sejam fáceis de atingir. Isso gera motivação para dar continuidade ao planejamento, evitando frustrações de não alcançar o que se deseja no prazo estipulado, e até mesmo desistência dos objetivos.

2. PRAZOS CURTOS

Meu conselho é iniciar com metas de curto prazo. Esse item está diretamente ligado ao anterior, pois quando se obtém sucesso em alguma meta e em curto tempo a pessoa se sente mais estimulada e confiante para, quem sabe, traçar metas mais ousadas. Prazos curtos são passíveis de adiamento, caso ocorra algum imprevisto que impossibilite a sua conclusão na data programada.

3. VISIBILIDADE

A visibilidade das metas é simplesmente deixá-las bem à vista seja em papel, em quadro negro ou branco etc. Ali, você consegue ter controle sobre o seu planejamento, consegue visualizar o seu progresso, o que já conseguiu realizar, no que está trabalhando no momento e o que ainda falta para atingir. Tornando seu planejamento visível, sempre à mão, você consegue saber se há algum atraso que possa impactar no resultado, se é necessária alguma renegociação de prazo, se conseguirá realizar sua meta sozinho(a) ou se precisará da ajuda de terceiros, além de todos os pontos relevantes para o término de cada objetivo listado.

4.CELEBRAÇÃO

Ao atingir uma meta, comemore. Quando consigo realizar algo que programei parabenizo a mim mesma pela vitória, nem que seja aquele chocolate que estava fora da dieta. É importante lembrar de que prazos curtos são mais tangíveis. Sinta-se vitorioso(a) a cada conquista. Sinta orgulho de si mesmo(a) e nunca deixe que outros minem essa alegria em alcançar seu objetivo.

Por Ligia Ribeiro

Gostaria de ler seu comentário sobre o post.