Retrospectiva 2018

E mais um ano está quase no fim… É nessa hora em que as pessoas fazem a retrospectiva das coisas boas e não tão boas que ocorreram em suas vidas e traçam novos planos para o ano que chega.

A autora deste post também faz parte desse processo. Ela também analisa o que deu certo e que pode levar adiante, talvez com pequenos ajustes necessários para um resultado mais eficaz, o que não foi tão bom e que pode ser descartado da lista dos seus objetivos e o que ainda está no papel, mas que será executado durante os próximos 365 dias.

 

RETROSPECTIVA DA AUTORA

O ano de 2018 foi um ano repleto de surpresas: algumas, não muito agradáveis; outras, superaram as minhas expectativas.

Eventos
Participei de eventos importantes como: Congresso da ABRATES, PROFT – Simpósio do Tradutor e Barcamps – Encontros de Tradutores e Intérpretes.

Cursos
Realizei os cursos que solidificaram o meu conhecimento nas áreas em que atuo: Audiodescrição Cultural, Audiodescrição Educacional e Legendagem.

Palestras
Realizei duas palestras que foram importantes na minha carreira de tradutora:
– “Atrás da tradução nem sempre vai o trio elétrico” – PROFT 2018; e
– “Desvendando a audiodescrição” – BARCAMP do ABC.

Clientes e Parceiros
Conquistei o respeito de clientes com os quais já trabalho e estabeleci novas parcerias que pretendo manter em 2019.

Arca do Saber
Este blog, “Arca do Saber”, se tornou conhecido pela publicação de artigos relevantes à área da tradução. Em 2019, ele merece que eu lhe dê de presente um logotipo especial. O objetivo já está traçado.

A Voz do Tradutor – podcast
Um projeto criado pela tradutora Damiana de Oliveira, em que tive um espaço para compartilhar áudios com dicas e orientações a quem está iniciando nessa carreira.

O tesouro a ser lapidado
E eis que já quase no fim de ano me deparo com duas surpresas maravilhosas: a audiodescrição e a locução. Em 2018, pude realizar belíssimos projetos de audiodescrição juntamente com uma das brilhantes profissionais da área, Dra. Profa. Ana Julia Perrotti-Garcia. E se não bastasse, conheci a locução, área na qual pretendo me aprimorar e atuar de forma mais efetiva em 2019.

Foi um ano positivo, apesar da perda de um evento que gostaria muito de ter participado: o Congresso da APTRAD, em Portugal.

 

A você, caro leitor

Para 2019, novos planos, novas conquistas, muito trabalho e foco no aprimoramento profissional. Entretanto, nem tudo o que planejamos acaba sendo realizado exatamente dentro dos parâmetros pré-estabelecidos. Afinal, estamos em completa mudança e, em nosso caminho, nos deparamos com pessoas e com situações que nos obrigam a refazer o que havíamos planejado. Outras vezes, o caminho nos leva a trilhas menores que, a princípio, não nos despertam a atenção, mas que se transformam em projetos excepcionais quando os desenvolvemos.

Agora é a hora de aparar as arestas; o que é supérfluo e não trouxe ou trará qualquer benefício deve ser deixado de lado; o que foi bom e pode ser melhorado deve ser considerado como uma das vantagens ao nosso sucesso, que certamente virá com o tempo.

O nosso conhecimento, a nossa experiência, o nosso caráter e a nossa determinação são algumas das vantagens de que dispomos para lutar por nossas conquistas, novos clientes, novos projetos, novos cursos, novas oportunidades…

 

A ARCA DO SABER deseja a você, caro leitor, um Ano Novo com muita paz, saúde e realizações. Que na sua trajetória sempre haja uma luz direcionando-o ao sucesso.

Feliz Ano Novo!

Ligia Ribeiro

Gostaria de ler seu comentário sobre o post.